“O fim do ano é um período importante para as oficinas, é preciso estar preparado para atender à demanda e oferecer um serviço de qualidade aos clientes. Para isso é preciso um planejamento que deve começar desde outubro, com a organização do pátio, finanças, estoque e até a contratação de mão de obra, se for preciso”, alerta Amanda.
A especialista destacou algumas orientações para ajudar tanto mecânicos quanto clientes a se organizarem e evitarem estresse ao levar o carro para a oficina:
Antecipe a demanda: Amanda alerta que começar a se preparar com antecedência é essencial. Uma boa prática é prever o volume de trabalho com base nos anos anteriores e nas tendências de mercado, garantindo que a oficina esteja pronta para o aumento da demanda. Vale a pena analisar se é interessante fazer serviços mais complexos, visto que levará um tempo maior de execução. Comece a organizar a sua agenda de atendimento, quantos carros você vai conseguir atender por dia?
Organize o estoque: Cuidado para não fazer estoque e deixar o dinheiro parado! Analise as ordens de serviços dos últimos anos para ter como base o que realmente tem saída.
Gerencie a equipe: Planeje com antecedência o reforço da equipe. Se necessário, considere a contratação de funcionários temporários ou ofereça banco de horas. É importante iniciar esse processo ainda em outubro, já que em dezembro a busca por profissionais qualificados aumenta e as opções diminuem.
Divulgue seus serviços: Utilizar canais como redes sociais e e-mail marketing é uma maneira eficiente de manter os clientes informados sobre os serviços disponíveis e os horários especiais de fim de ano.
Ofereça serviços adicionais: Para aumentar o faturamento, além das revisões de rotina, é interessante oferecer serviços extras, como higienização do ar-condicionado e troca de óleo, elevando o ticket médio.Por conta da correria do dia a dia, o mecânico acaba deixando de ganhar dinheiro, o que vai trazer total diferença é ter um checklist de diagnóstico.
Já para os clientes, Amanda Medeiros orienta que os serviços devem ser agendados com antecedência. “Para garantir que seu veículo esteja pronto para a viagem, é preciso se organizar e entender os prazos do mecânico”. Ela aconselha também que o motorista acompanhe todo o processo de conserto estando sempre em contato com o reparador.
Deixou para a última hora e o seu mecânico não consegue lhe atender? A especialista aconselha sempre buscar a reputação do reparador antes de deixar o veículo na oficina. “Pedir indicações de amigos e familiares, além de pesquisar o que as pessoas falam em sites de avaliações e redes sociais são opções para escolher um bom profissional”
Sobre Amanda Medeiros
Amanda Medeiros, referência em gestão de oficinas mecânicas, é uma das palestrantes confirmadas para a MinasParts, feira do setor de autopeças e reparação automotiva. Com uma carreira de nove anos de experiência no campo da gestão financeira, Amanda trará seus conhecimentos especializados para o palco como uma voz de autoridade no setor automotivo. O evento acontece entre os dias 6 e 9 de novembro, na Expo Minas, em Belo Horizonte.